RCC DIOCESE DE JACAREZINHO - PR
  
Seja bem vindo -


  
 Agenda 
   
    
Nome:
Email:


Sustentabilidade, do que se trata?
O que é a sustentabilidade? Como aplicá-la em nosso dia a dia? Acompanhe, a seguir, um pouco desse conceito tão amplo que está adentrando cada vez mais os nossos encontros da Renovação Carismática Católica!
 Créditos da foto: Juventude Sustentável 
Não está completamente equivocado o que diz que sustentabilidade vem de sustentar. Porém, deve-se buscar seu significado mais eficaz e preciso. Mesmo sem perceber, ela está presente em tudo o que precisamos solucionar em nosso cotidiano. Seu objetivo é que possamos pensar em nossas atitudes diárias considerando as consequências de nossas escolhas.

Entre outras palavras, de acordo com Luís Carlos Cabrera, sustentabilidade trata-se de um conceito sistêmico, ou seja, ele correlaciona e integra de forma organizada os aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade. A palavra-chave é continuidade — como essas vertentes podem se manter em equilíbrio ao longo do tempo. (2009)

Um critério básico para a sustentabilidade é a relação entre as coisas. Sabe-se que as ações de cada indivíduo se repercutem na família, no trabalho, na escola, na cidade onde mora, e assim por diante. Frente essa realidade, cada um de nós vivemos em um ou mais sistemas e devemos fazer o possível para que todos esses sistemas ao qual fazemos parte possam sempre permanecer em harmonia e equilíbrio. Simultaneamente, estaremos protegendo as futuras gerações. Se essa ideia se repercutir constantemente em nosso planeta, melhor será a realidade daqui a muitos anos.

Em 1987, uma comissão da ONU – Organização das Nações Unidas – liderada por Gro Harlen Brundtland, que era a primeira ministra da Noruega na época, chegou a definição mais conhecida de desenvolvimento sustentável: “É aquele que atende as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades.”

Não se pode negar que a sustentabilidade é um grande desafio na sociedade como um todo, onde empresas, governos, cidadãos, entidades devem fazer parte. Ela tem foco em vários âmbitos, e se aplica a qualquer realização seja para o país ou para uma família.

Além do mais, quem adere a atitudes sustentáveis melhora sua qualidade de vida, tem seu orçamento favorecido e transmite aos demais suas atitudes positivas para o bem comum.

Elaine Salvi
Coordenadora Diocesana da Comissão de Sustentabilidade


REFERÊNCIAS

CABRERA, Luiz Carlos. Afinal, o que é sustentabilidade? Revista Você S/A, maio. 2009. Disponível em: >http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_474382.shtml< Acesso em: 06 fev. 2013.

CARDOSO, Roberta de Carvalho. Curso On Line Grátis. Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão. Disponível em: > http://nc-www5.fgv.br/cursosgratuitos/OCW/356/OCWCIDEAD_00/i/777074< Acesso em: 13 fev. 2013.



Notícia Postada em 05/11/2013 por: Elaine

Renovação Carismática Católica - Diocese de Jacarezinho - PR
Email: escritoriodiocesano@rccdiocesejacarezinho.com.br
Telefones: (43)9609-2195(TIM), (43)8843-8990(CLARO), (43)9192-7878(VIVO) ou (43)8456-2815(OI)